Fusões e Aquisições (due diligence)

A due diligence é uma auditoria que busca uma visão pontual da empresa no momento da transação, diferenciando-se, portanto das auditorias periódicas privadas e públicas. Esta compreende duas formas de análise: a financeira (contabilidade, fiscal, caixa, operações, trabalhistas, custos etc) e a jurídica (contratos, sociedades, marcas e patentes, direitos autorais etc). 

 

Com o aquecimento do mercado e a realização de várias operações de expansões empresariais, tais como fusões, aquisições ou incorporações, a due diligence é uma das principais  ferramentas indispensáveis à segura concretização de negócios. Compreende um conjunto de atos, fatos e analises que devem ser realizados antes de uma operação empresarial, seja pelo interessado em ingressar societariamente ou mesmo adquirir uma empresa, como também por parte de quem está repassando seu negócio, ou ainda de forma preventiva para futuros negócios.

 

Para as empresas que não estão neste momento em um processo de negociação (venda) a importância da due diligencia esta em ter os dados contábeis, societários, financeiros e operacionais devidamente preparados para uma futura associação, venda ou compra de empresas. Por nossa experiência, muitas empresas quando se encontram na posição de vendedoras sem terem sido previamente preparadas acabam encontrando dificuldades em obter o seu real valor de mercado, não foram poucos os casos onde os passivos existentes suplantaram os lucros futuros o que fez perder o interesse do mercado por estas empresas.

O objetivo de uma due diligence é conhecer em detalhes a real situação de uma corporação para que todos  os riscos atrelados à pretensa operação sejam avaliados e, na medida do possível, mensurados. É por esta razão que tal procedimento deve ser adotado por todos os interessados na transação, seja para conhecer a fundo seu próprio negócio, como também para que o empresário interessado em comprá-lo saiba “onde está entrando”.

Não importa o tamanho do negocio, das empresas envolvidas, das atividades ou mesmo da formação societária e tributária dos envolvidos na transação, é fundamental a realização de um levantamento nos moldes de uma due diligence, adequando os trabalhos, tempos e resultados esperados por cada projeto, já que cada negocio é único e não existem receitas prontas.

 

 A Ello e os seus profissionais e parceiros estão preparados para atuar na Due Diligencia como assessores da parte compradora, vendedora e preventiva;

 

Serviços Prestados:

  • - Auditoria/Revisão contábil e operacional com ou sem parecer de auditoria, em trabalhos específicos de revisão limitada, nos casos de incorporação, fusão ou cisão e de Due Diligence integral ou de participações.
  • - Estudo completo de todas as atividades produtivas da empresa;
  • - Diagnóstico legal da situação societária, comercial, tributária, previdenciária, trabalhista, ambiental e de propriedade intelectual da empresa auditada;
  • - Levantamento de passivo judicial;
  • - Relatório de pontos críticos e recomendações legais;
  • - Análise de risco legal;
  • - Auditoria do ativo físico da empresa;
  • - Passivo processual (incluindo contingências trabalhistas e processos administrativos);
  • - Análise de uma possível reorganização societária;