3 pilares para ter mais empatia nos negócios

A Comunicação Empática ou Não Violenta é um fator de preocupação de muitos executivos, afinal, em ambientes de trabalho competitivos e estressantes, muitas vezes, frases de impacto ditas por líderes podem causar conflitos e outras até profundas reflexões.

Por isto, independente da atividade profissional é importante ficar atento a comunicação, tomando cuidado com as palavras que se profere, seja com clientes, colaboradores, colegas de trabalho, e se estendendo a família amigos e comunidades. Pensando nisto, reuni três falas recentes que trouxeram muito impacto. Confira neste link.

Além disso, o tema da Comunicação Empática está comigo há muitos anos.
Quando ainda CLT, com uma grande equipe e budget para gerir, trabalhava num ambiente empolgante, mas ao mesmo tempo, competitivo e estressante e tive de aprender a lidar com a minha comunicação. Ser mais assertiva, menos impaciente!

Daí passei a estudar sobre empatia. Hoje, quando atendo na consultoria, trabalho com 3 pilares que envolvem a empatia.

1. Acredito que as empresas ao desenvolverem produtos e serviços que estejam de acordo com os desejos do mercado, estão com a escuta aberta com o cliente.

2. Ao comunicar verdades daquilo que vende, as empresas estão praticando a empatia.

3. E por fim, respeitando as vontades dos clientes, trabalhando para atendê-los da melhor forma.

A comunicação empática nos negócios


Todo esse processo, deixo muito esclarecido que a comunicação que flui é aquela igual a um jogo de frescobol, onde ninguém quer deixar a bola cair. Sem querer sobrepor ideias, sem querer impor seus produtos e serviços, aceitando as críticas e sugestões do outro lado.

É importante registrar, que a estratégia de comunicação empática é proposta por Marshall Rosenberg na teoria da Comunicação Não Violenta (CNV).

Aqui meus apontamentos é provocar uma conversa verdadeira, com você que empreende e me segue por aqui. Afinal, o cliente é o ponto central de qualquer negócio, e quanto mais verdadeira for a comunicação com ele, mais proativo será o relacionamento com eles.

As empresas que omitem no atendimento, propagam inverdades sobre o que vendem, não tem vida próspera.

Eliane Bastos

E apesar de parecer difícil, a solução é mais simples do que você imagina! A regrinha básica é manter escuta ativa e propagar as verdades daquilo que sua empresa vende.

3 PASSOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO

A escuta ativa nas organizações, pode ser um setor de ouvidoria, de atendimento ao cliente, ou simplesmente, permitir que os clientes possam se comunicar com a empresa pelas redes sociais, site, telefone tendo sempre do outro lado um bom ouvinte, que irá entender o que está sendo exposto e buscar as melhores respostas para manter o relacionamento.

Para isto, o essencial é capacitar as pessoas a discernir os tipos de comunicação para cada público.

Eu aprendi com Edmundo Conde, especialista de comunicação pessoal a não entrar em uma discussão e, para isso, utilizo um simples método de comunicação discernindo as mensagens/tipo de público que interajo:

  • Com muitos irei trocar dados.
  • Com outros trocarei informações a fim de refletir os dados.
  • E com poucos irei trocar sabedoria!

Espero ter contribuído contigo até aqui, agora abro aqui minha escuta. Registre aqui abaixo o que você pensa sobre a comunicação empática nos negócios.

Eliane Bastos
Consultora de Marketing